HELENA BOTELHO

Beja, 1970




FORMAÇÃO ACADÉMICA

Licenciada em Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa, 1993.

Doutorada em Arquitectura pela Universidade de Valladolid, com o Tema “Imagem e Arquitectura: Parque Mayer, Uma Leitura Critica”, Classificação final de Sobresaliente “Cum Laude”, 2007.


ACTIVIDADE PROFISSIONAL

Exerce actividade profissional em regime de colaboração desde 1991.

Trabalhou nos ateliers de António Teixeira Guerra, Pedro Vieira de Almeida, Gonçalo Byrne, Manuel e Francisco Aires Mateus, Paulo David Andrade, entre outros, de 1991 a 1998.

Atelier Helena Botelho Filipe Mónica desde 2007-2015.

Atelier próprio desde 1993.


ACTIVIDADE ACADÉMICA

Assistente Estagiária da disciplina de Projecto na Universidade Lusíada em Lisboa, de 1997 a 2007.

Professora Auxiliar na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa, na disciplina de Arquitectura, desde 2007.

Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-IUL, entre 2010 e 2015 desempenhando funções de vice-directora entre 2010 e 2013 e membro eleito da Comissão Cientifica, em 2010.

Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Arquitectura e Artes da Universidade de Évora, no ano lectivo de 2011/2012.

Participação como arguente em diversos júris de provas de mestrado da Universidade Lusíada de Lisboa, do ISCTE-IUL, da Universidade de Évora e da Universidade Autónoma de Lisboa, desde 2008.

Participação em júri de prova de doutoramento na Universidade Lusíada de Lisboa, 2010.

Orientadora várias Teses de Mestrado, desde 2008.

Participação nos Júris Finais de Projecto do 2oano do D.C.T.D. – Arquitectura, Universidade dos Açores, a convite do Prof. Jorge Kol de Carvalho e Profa Celina Vale, 2011


OUTRAS ACTIVIDADES

Organização das publicações de divulgação do Plano Director Municipal da Maia, para a “Argumentos, Sociedade de Comunicação, Lda.”

Responsável pelo Tema da Arquitectura no portal Terràvista.

Oradora convidada no 1o Congresso da Ordem dos Arquitectos/9o Congresso dos Arquitectos Portugueses, com o tema: “A Comunicação da Arquitectura e as Novas Tecnologias de Informação”.

Apoio à organização do livro “Gonçalo Byrne. Obra biográfica”, Electa.

Contrato de Avença com a Segurança Social do Alentejo, onde desempenhou funções de Arquitecta.

Responsável pelos Ateliers de Arquitectura para crianças na Galeria das Salgadeiras em Lisboa.

Membro convidado para Júri do Concurso “Arquitectar o Ambiente”.

Co-responsável do design expositivo das seguintes exposições:

«Gracinda Candeias – exposição antológica 1992/2002» na Cordoaria Nacional, inaugurada a 28 de Abril de 2009; «Um instante decidido» – Duas exposições de fotografia de Cláudio Garrudo e Jaime Vasconcelos, na Biblioteca da Andaluzia em Granada, inaugurada a 16 de Abril de 2009.

Comissária da Exposição “Senhores Projectos no Bairro de Gonçalo M. Tavares” – exposição realizada a partir de trabalhos de alunos de 2o e 5o ano da Universidade Lusíada de Lisboa, a partir da colecção “O Bairro” de Gonçalo M. Tavares, Lx Factory, Lisboa, Julho de 2009.

Coordenação da Exposição, Catálogo e conferência “O Dia Seguinte. Prémios, experiências e projectos dos alunos do MIA”, ISCTE-IUL, Lisboa, Março de 2011.

Membro do Júri do Concurso para estudantes de Arquitectura: ”Água e Espaço - Hansgrohe | Axor | Duravit”, Lisboa 2011.

Coordenação da Exposição e Catálogo “Arquitectura - Catálogo da Exposição de Projectos Seleccionados 2011|2012”, ISCTE-IUL, Lisboa, Novembro de 2012;

Coordenação e organização da Exposição e catálogo "Arquitectura MIA 2012/2013" do Departamento de Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa.

Organização da Exposição e catálogo "Arquitectos+Obras 2012/2013" do Departamento de Arquitectura da Universidade Lusíada de Lisboa.

Co-autora e Coordenadora Geral do “Projecto Rede, Galeria de Arte Pública”.

Coordenação do evento “Academia ISCTE”, Lisboa 2013;

Curadoria e Produção da Instalação REDE_#01 | Tomaz Hipólito | DRAW_05, integrada na Conferência Internacional “Urban Interventions”, Lisboa, Outubro 2013;

Apresentação do livro “Atlas do Corpo e da Imaginação” de Gonçalo M. Tavares, Universidade Lusíada, Lisboa, Novembro 2014;

Participação como convidada nas Sessões Criticas do “Seminário Fronteiras – Intervenções Sobre o Património Arquitectónico”, Idanha-a-Nova, Julho 2014.

Coordenação da Exposição e catálogo “Linha de Cascais: Outro Olhas. Exposição de trabalhos de alunos da Disciplina de Arquitectura II, Universidade Lusíada de Lisboa”, Centro Cultural de Cascais, Cascais, Julho de 2015.