Galeria Dom José do Patrocínio Dias

Equipments Refurbishment | Built | 2019

Galeria Dom José do Patrocínio Dias

Equipments Refurbishment | Built | 2019

O SÍTIO | SITE
A congregação das Oblatas do Divino Coração foi fundada a 15 de Maio de 1926. por D. José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja de 1922 a 1965. Esta congregação, aprovada pelo Vaticano em 1950, tem a seu cuidado algumas instituições que actuam de diversas formas tendo a seu cargo vários projectos de acção social e religiosa. Existia desde há muito uma vontade expressa de homenagear o criador desta congregação exibindo muitos dos seus pertences que contam um pouco da sua história de vida, passando desde os tempos da Grande Guerra em França como Capelão Militar, à criação da Congregação das Oblatas do Divino Coração e da sua missão religiosa como Bispo da Diocese desta cidade alentejana. Na Casa de Santa Maria, convento e casa-mãe da congregação, no centro da cidade de Beja, existia uma antiga garagem sem qualquer utilização com entrada desde o Largo.
A localização estratégica desta, junto à entrada principal da casa-mãe e junto à Igreja, com bastante visibilidade de rua e o espaço fechado sem nenhuma utilidade levaram as irmãs a considerarem este o espaço ideal para fundarem um pequeno museu de homenagem ao Bispo fundador da sua congregação.
O PROJECTO | PROJECT
O espaço escuro, fechado e com diversas patologias construtivas, concretizou-se num projecto em que o contraste entre o fechado e o aberto define o espaço, bem com o claro escuro, da luz e da sombra. O espólio a estas deixado são relíquias da história da congregação, assim sendo este espaço funcionará como uma caixa protectora à semelhança de uma caixa de jóias que se abrirá finalmente ao público. A caixa destaca-se pelo seu pequeno e luminoso núcleo central em contraste com a envolvente que se revela densa e misteriosa. Pretende-se que o “volume oco” ganhe outra dimensão inteiramente distinta do espaço existente transformando-se num pequeno cenário onde se conta uma história.
PROJECT INFO
Client - Congregação das Oblatas do Divino Coração
Architecture - Helena Botelho, Arquitectura
Year - 2017/2019
Area - 47 m2
Location - Largo de Santa Maria 13, Beja

PROJECT TEAM
Collaborator architects - Andreia Veríssimo, Gabriele Paravati | Photography - Helena Botelho
Back to Top